Empresa desenvolve projeto para resolver o problema do lixo eletrônico
02/07/2008

 

A CETESB, através de seu Departamento de Tecnologia da Informação, desenvolveu um projeto inovador para resolve

 

O grave problema de destinação adequada de lixo eletrônico, chamado de TI-Verde. Por conta disso, recebeu o primeiro prêmio no 11º CONIP na categoria *Excelência em Inovação na Gestão Pública 2008* e o prêmio *Destaque do Ano - Professor Francisco Romeu Landi*, concedido pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, em parceria com o CONIP (Congresso de Informática Pública), garantindo o direito de apresentar o projeto, representando o Brasil, num evento sobre inovação tecnológica que ocorrerá em setembro próximo, em Turim, na Itália.

O vértice do Projeto TI-Verde é evitar a contaminação ambiental e proteger a saúde pública dos efeitos nocivos causados pela disposição incorreta do lixo eletrônico, como computadores, celulares e aparelhos de televisão. Mas agrega, também, um componente social baseado no estímulo à iniciativa de inclusão digital, ao prever a doação de equipamentos com potencial de uso educacional, para comunidades carentes, aumentando a vida útil dos aparelhos. Outro componente associado é o econômico, pois proporcionará a geração de empregos, com a abertura de indústrias na área de reciclagem.

A CETESB, enquanto órgão responsável pela qualidade ambiental e detentora de conhecimento técnico na área de tratamento de resíduos, desenvolveu o Projeto TI-Verde para apontar o caminho ambientalmente correto de se equacionar o problema decorrente da crescente geração de resíduos eletroeletrônicos. Caberá à CETESB o papel de agente credenciador das empresas de reciclagem, por meio de emissão de Licenças de Instalação e de Operação, além do acompanhamento dos índices de reciclagem e dos balanços de quantidades de lixo.

 
<< Voltar